quarta-feira, 30 de julho de 2014

O Caminho da Excelência - Pontualidade

PONTUALIDADE

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios,
remindo o tempo porque os dias são maus
” Efésios 5:15,16

“ORDEM E PROGRESSO”, quem não conhece essa frase! Há muita sabedoria nela, sem ordem não há progresso. Mas, a ordem vem da disciplina, e um dos pilares da disciplina é a pontualidade em começar e terminar, em chegar e partir, em entregar e receber, em cumprir metas e prazos, etc. Esta é um dos graves problemas na nossa cultura, e o que o torna ainda mais grave é que não é visto como problema. No Brasil “ainda” é normal ser impontual! É cultural, um círculo vicioso: fazemos isso porque “sabemos” que os outros também são assim e, uma vez que é isso que acontece, damos esse (mau) comportamento como algo normal. Marcamos compromissos já levando em conta a impontualidade. Ela faz parte do cotidiano. Ser pontual é que dá motivos a gracejos e piadinhas. Ser pontual é ser chato e tedioso.
“Remindo o tempo”, “gente de oportunidade”, diz o RHEMA. E a pontualidade tem a ver com ele porque quem aproveita bem seu tempo tem mais condições de realizar mais, se desempenhar melhor, e merecer confiança. Gente impontual é gente de perder a oportunidade, é gente sem ordem. A impontualidade é um desperdício de tempo e de realizações (veja os dois estudos anteriores).
A pontualidade, que tem a ver com caráter, requer disciplina por ser um valor que se constrói pelo esforço. A pontualidade fala por si mesma da pessoa que a possui, ou não a possui. Fala do respeito ou apreço dado às outras pessoas, ao tempo delas e suas atividades. Frases como: "se querem, que me esperem", revelam mau caráter.
Levar a sério o valor da pontualidade é levar a sério as outras pessoas, por isso atrai o crédito e a confiança delas. Quando uma pessoa pontual falha, leva a pensar que algum contratempo sério ocorreu. Para alguém que é sempre impontual, entretanto, é diferente. Pelo descrédito e falta de confiança, os pretextos e justificativas funcionam só para ele e não são mais aceitos pelos outros. É difícil acreditar em que tem o perfil de um eterno impontual, e se coloca muita coisa a perder sendo dessa maneira. A perda começa pelo desgaste da imagem, perde-se também dinheiro, clientes, relacionamentos e oportunidades. O perfil de alguém impontual é o de uma pessoa preguiçosa, sem ordem e irresponsável. Esta pessoa tem tudo para perder o RHEMA porque pode perder o tempo de lançamento para “tempos de impacto e transformação”, e não tem a imagem de “gente de oportunidade” porque não valoriza o tempo, nem aos demais.
“Remir o tempo” é encontrar tempo para mudar de atitude. Desculpas como: "Foi o trânsito","O pneu furou", "O computador deu problema", não colam mais e ainda pegam mal. Afinal, para quem leva as pessoas e os compromissos a sério, estes imprevistos não deveriam ser tão imprevistos assim. Quem “redime o tempo”, sempre trabalha com uma margem segura de tempo para suas metas e compromissos. Para pessoas sérias os imprevistos são realmente uma eventualidade, não uma característica. E quando essas eventualidades acontecem, justificam a tempo porque sabem ser respeitosas com um tempo que não é só seu, mas também dos outros que esperam por elas.
A pontualidade define em muito a personalidade. Há, com certeza, algo de errado com quem está sempre atrasado. “Remir o tempo” significa que se uma mudança é necessária em relação a ser pontual, essa mudança tem que acontecer “hoje”, não amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário