quarta-feira, 30 de julho de 2014

Politicas Publicas dos Direitos da Criança e do Adolescente

Projeto leva noções de direito a crianças

'Aprendendo direitinho' é implantado por juíza em Porto de Moz

Uma iniciativa que integra teatro de fantoches e escola está ajudando crianças do município de Porto de Moz a conhecerem noções básicas de direito, com ações educacionais voltadas ao exercício da cidadania e ao desenvolvimento de relações justas e pacíficas entre as pessoas.  O projeto, coordenado pela juíza Fernanda Azevedo Lucena, tem por base o programa de rádio "Aprendendo Direitinho", veiculado pela Rádio Justiça.
Durante o programa, que foi idealizado e apresentado pelo ministro aposentado Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal, são analisadas histórias e contos infantis (fábulas, lendas, folclore) em que são discutidos temas de direitos humanos sob o ponto de vista de uma criança do ensino fundamental. Em Porto de Moz, a juíza adaptou o programa de rádio em um teatro de fantoches.  
A ideia, diz a juíza Fernanda Lucena, “é que os meninos e meninas sejam colocados como sujeitos ativos das discussões, em um processo de aprendizado que incentiva a reflexão e o debate, porque criança também tem opinião".
Ao assumir a comarca, a magistrada, que foi analista judiciária do STF e trabalhou no gabinete do ministro Eros Grau, avaliou que seria importante para a população infantil, tão carente de boas informações, o contato com o programa “Aprendendo Direitinho”, e colocou o projeto em prática na forma de teatro de fantoches.
Antes das apresentações, a magistrada faz uma breve exposição sobre o ministro Eros Grau, o Supremo Tribunal Federal e o Poder Judiciário Estadual, apresentando slides com fotos durante a apresentação. O Projeto também envolverá assuntos relativos à Justiça Eleitoral, com elaboração de textos voltados ao eleitor do futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário